0 comments

General

Num dos bairros mais controversos da cidade da Beira, denominada “Munhava”, província de Sofala, isto é, em Moçambique - África Austral, um jovem desinteressado e sonhador nasceu com um forte desejo de fazer algo diferente que impactasse o seu próprio país. vida, a vida de sua família humilde e a família que rodeia, porque desde cedo demonstra amor pelo próximo, para formar e tornar o destino de sua vida diferente de muitos jovens que moram naquele bairro.

Munhava é um bairro suburbano e político localizado nos arredores da cidade da Beira, sua vítima deve ter um fato abreviado no quarto da população da cidade da Beira, onde há muitos jovens desempregados e desfavorecidos e muitos preferem viver no mundo do crime, ou seja, roubado na comunidade e em outros bairros. A reação desse povo quando algo assim acontece mais do que os padrões ou padrões, colocar um pneu no pescoço do ladrão e queimar ele vivo, mesmo que tenha sido uma atitude extremista e desumana que causa a perda da onda de assaltos. Tempo.

Você já deve imaginar o que é e como é nascer e crescer em um bairro como este, suburbano, desfavorecido e um pouco violento, mesmo antes de a criança crescer, os da outra sociedade tentam predestinar sua jornada, algo que muitos fazem sem hesitação. Bem, foi nessa área controversa e famosa onde Benjamin nasceu, filho de uma criada e pai que ele nunca conheceu porque seu pai perdeu a vida quando Benjamim ainda era bebê, e foi criado pelos avós.

Benjamim teve uma infância como muitas outras crianças naquela região, brincou de esconde-esconde, banhou-se com amigos na água da chuva, jogou bola e até pescou, pois a quase 4 quilômetros de onde ele morava havia uma área de plantações de arroz e havia muito peixe neles.

O tempo passou e ele cresceu; cada etapa de sua vida enfrentava os mesmos desafios que as outras crianças da comunidade; no entanto, ele sempre sonhou em fazer algo diferente, que era se formar, ter empreendimentos e proporcionar melhores condições de vida para ele e para ele. a família dele.

Ele conseguiu se formar primeiro como professor, o que o fez deixar sua casa e sua região para trilhar novos caminhos e seguir os novos desafios que a vida lhe impunha naquele momento, e ele o fez. Longe de casa, longe da área e longe de seus amigos, ele havia ficado por anos, tinha perdido tudo, até a poeira que atormentava aquela área.

Primeiro, ele trabalhou muito longe de casa, que estava em outra província onde aprendeu a viver sozinho, a ser responsável por suas escolhas e ações; lá ele tinha que ser muito responsável e respeitoso, porque era uma província com tudo diferente de onde ele veio de. A tradição era diferente, a cultura e os costumes eram diferentes, o que foi um grande desafio para sua adaptação naquele novo ambiente. O tempo passou, ele teve uma grande e inesquecível experiência de vida e teve que voltar um pouco mais perto de casa, e assim fez. Já em sua província, mas ainda longe de casa, ele fez sua nova casa, aprendeu muito lá e teve muita experiência de vida profissional, pessoal e até empresarial. Foi uma nova etapa na qual ele expandiu sua visão do mundo e o que ele sempre sonhou em conquistar. Mas ele não estava feliz, mesmo tendo um emprego e agora uma filha sempre sentiu e sabia o que ele realmente quer e sempre quis para sua vida. Esquisito? Não, é o vento da infância soprando de volta para ele e o fez acordar e ele se lembrou de seus verdadeiros sonhos e objetivos na vida e agora ele está disposto a tomar uma decisão que mudará sua vida drasticamente, será um desafio, mas vale a pena tentar .

Os ventos o guiam de volta para casa, sim, para Munhava.

Ele chegou em casa e o novo dia começa, saiu na estrada e respirou fundo. Ele olhou em volta, deu alguns passeios pelo bairro e visitou lugares que estivera quando menino.

Muito tempo se passou, mas as coisas não mudaram muito. Ele ainda pode cheirar a poeira que estava atormentando e continua a atormentar a área. As crianças são diferentes e os jogos também, hoje eles não estão mais brincando como a última geração, as crianças são destemidas e tentam brincar com adultos. Ele se sentia um estranho no meio de tudo isso, de toda essa mudança.

Amigos ainda são os mesmos, mas não são os mesmos. Alguns foram presos pela vida de criminalidade que escolheram levar, outros parecem mais velhos do que realmente são por causa do consumo excessivo de álcool e bebida tradicional na área conhecida como “NIPA”, outros são casados ​​e têm filhos, outros já têm um vida mínima feita e outros simplesmente na luta atrás de objetivos como ele.

OH! Munhava, senti sua falta e durante todos esses anos que estive fora, pensei muito em você, como lutei contra todas as adversidades para me tornar quem sou hoje e foi porque as pessoas olhavam para você com olhos de desprezo que eu tinha que lutar mostre à sociedade que julga pelo local de origem que "nós" podemos ser qualquer coisa que definimos, independentemente de onde nascemos ou crescemos, porque somos o que acreditamos ser "- disse Benjamin.

Mas, ele ainda se identifica com o subúrbio? Não, não mais, por causa do que ele viveu durante todo esse tempo, ele se tornou um novo ser, com hábitos e costumes diferentes, mas ele carrega o ser "Munhavanse" em seu coração, porque um menino que nasceu e cresceu em Munhava com todas as adversidades e ainda assim ele se afastou do crime, foi treinado e está começando a brilhar, ele se torna um "guerreiro vencedor". Benjamin se tornou esse ser, um guerreiro vencedor e, ao mesmo tempo, um espelho para a próxima geração. Ele é um exemplo de superação para aqueles que não acreditam que vir do nada não influencia nada para alcançar o sucesso ou mesmo a estabilidade.

"Estou aqui, matando saudades de casa, amigos e família, enquanto pretendo continuar minha nova jornada desafiadora onde certamente triunfarei".

July 23, 2020 06:22

You must sign up or log in to submit a comment.

0 comments

RBE | Illustrated Short Stories | 2024-06

Bring your short stories to life

Fuse character, story, and conflict with tools in Reedsy Studio. 100% free.